quinta-feira, 17 de abril de 2014

10 coisas que aprendi na faculdade de Arquitetura

lapisprancheta01

1) Sempre vai ter alguém que desenha melhor que você;
2) Ver seus desenhos antigos, na maioria das vezes, te faz sentir-se envergonhado do quanto você desenhava mal;
3) Aprendi que rabiscar ajuda a soltar a mente;
4) Aprendi que folha de papel pode cortar como uma navalha;
5) Haverão dias em que você vai tentar desenhar e não sairá nada;
6) Aprendi , depois de amassar vários desenhos tentando apagar, que era só apagar no sentido contrário que se segura a folha;
7) Aprendi que a pressa é inimiga da perfeição;
8) Aprendi que desenhar exige muita paciência;
9) Desenhar bem pode te deixar popular na faculdade;
10) Aprendi que beber café, ou comer perto de um desenho, não é uma boa ideia!
Fonte: http://blog.construir.arq.br/10-coisas-aprendi-desenhando-faculdade-arquitetura/

terça-feira, 15 de abril de 2014

Os 10 mandamentos do Desenho de Observação

Bom dia, queridos colegas...

A semana já começou com gostinho de "acaba logo"...rsrsrs
Fiz minha última prova, da disciplina de Desenho de Observação. Junto com a prova entregamos um desenho em perspectiva de uma foto de uma edificação com dois pontos de fuga.

Os 10 mandamentos:


  • Enquadramento no papel - a centralização do desenho no papel é muito importante
  • Linha do horizonte - define o ponto de vista do observador
  • Pontos de fuga - linhas paralelas no mundo real devem correr para o mesmo ponto de fuga no desenho
  • Luz e sombra - fundamental para a volumetria desejada no desenho
  • Textura - deve ser trabalhada para tornar o desenho mais elegante
  • Verticalidade - as linhas verticais no mundo real devem ser verticais no desenho
  • Proporção - saber observar as proporções daquilo que desenha
  • Traço - deve ser necessariamente artesanal, sem ajuda de régua
  • Profundidade - o desenho deve apresentar profundidade de campo na perspectiva
  • Caráter de croquis - nada de passar a limpo, e evite o uso da borracha ao máximo


Escolhi um lindo teatro e foi meu segundo desenho de observação, e ficou bom, acredito.


Abraços

domingo, 13 de abril de 2014

Descanso.....

A semana de provas acabou... E veio o merecido descanso, com um fim de semana bem agradável.
Tirei o sábado pra assisitir Noé com meu amor e eu recomendo, muito bom o filme. E o mais interessante, é que não importa qual a sua religião, porque o filme conta de uma forma  que remete pelo menos a duas teorias a respeito da criação, a de "Deus criou o mundo" e a do Big Bang, pelo menos foi assim que interpretei. Portanto, não importa qual a sua religião, vale a pena assitir, ainda mais de for em 3D...

Fora isso, o fim de semana foi de merecido descanso com o término das AP1, as primeiras notas do semestre. Agora é é iniciar a semana com as energias revigoradas e se concentrar nos conteúdos que estão por vir.



Abraços

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prova de Teoria da Arquitetura



Adorei a prova de hoje. Estava muuuito receosa, porque os alunoa do segundo semestre falaram que as provas deste professor eram super-difíceis. Mas não, até que me saí bem...
Modernismo, funcionalismo, organicismo e racionalismo foram alguns dos temas das perguntas. 
Dois livros foram recomendados pra estudo, e são ótimos pra quem está conhecendo arquitetura agora. São eles: O que é Arquitetura - Carlos A. C. Lemos e Saber ver Arquitetura - Bruno Zevi.

Super-recomendo!!!

Abraços


As seis divisões da arquitetura na Visão de Vitrúvio

Vitrúvio percebe na arquitetura três aspectos: a solidez, a utilidade e a beleza.

Emprestando maior atenção às categorias ligadas à estética, o ilustre arquiteto propõe seis divisões:

1) Ordenação: se refere ao dimensionamento justo das partes que compõem o edifício, tendo em vista as necessidades do programa de e de todo o conjunto.

2) Disposição: o arranjo conveniente de todas as partes, de sorte que elas sejam colocadas segundo a qualidade de cada uma.

3) Euritmia: cuja compreensão é bastante dificultada pela carência de explicações maiores, sendo bastante confusas as interpretações dos estudiosos.

4) Simetria: seria o cálculo das relações, que os gregos chamavam de analogias, entre as partes de uma construção, cálculo esse obtido através de medida comum.

5) Conveniência: trata justamente da disposição conveniente  de cada uma das partes do edifício segundo as necessidades do programa

6) Distribuição: trata do princípio em virtude do qual nada se deve empreender fora das possibilidades daquele que faz a obra e segundo a comodidade do lugar, controlando tudo com prudência.

Fonte: O que é arquitetura - Carlos A. C. Lemos


Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo

Definição mais simples:

Planejamento do espaço. Com apenas essas três palavrinhas, poderíamos definir a totalidade e a variedade de atividades que um Arquiteto e Urbanista pode desenvolver. Atuando na gestão, planejamento e execução de empreendimentos, intervenções em áreas urbanas, restauração do patrimônio histórico e arquitetura de interiores, esse profissional é indispensável nos dias de hoje, ainda mais com o mercado da construção civil em alta ebulição em todo o país.

Estou ainda no primeiro semestre, na primeira semana de provas. Estou me identificando muito com o curso, gostando mesmo. Antes de escolher este curso, passei por vários... começavam bem, mas logo via que não era aquilo que eu estava procurando.

É o começo e ainda está fácil de levar. Quando começou a disciplina de Desenho de Observação, que você tem que desenhar em perspectiva, ou seja, você desenha aquilo que você vê, da forma como você vê, eu travei... pensei "pronto! não vai sair nada nesse papel e já estou vendo que vou desistir", mas não eu me surpreendi e muito com meu primeiro desenho. A professora pediu que escolhêssemos um lugar dentro da faculdade, sentasse e começasse a desenhar. Vishhh!! Depois de apagar trocentas vezes o rascunho, finalmente fluiu... Me concentrei em desenhar um corredor porque ela queria um desenho que demonstrasse a profundidade. E não é que ficou bom? Ficou muito bom, lembrando que era o primeiro desenho em perspectiva de um lugar. Já tinha desenhado umas 13 cadeiras, isso mesmo, pra treinar, nós desenhamos cadeiras de vários pontos de vista.

Então, concluindo, não esmoreça achando que arquitetura não é pra você porque você só sabe desenhar aquele bonequinho de forca. Lá, você treina bastante e aprende a técnica correta para desenhar. E essa aula é uma delícia!


Abraços

Dannielle

A Construção Bela

Para quase todos, a arquitetura seria a providência de uma construção bela. E o que não é construção bela? Por medida de prudência metodológica, as construções são divididas em três grandes grupos: "as levantadas segundo um critério artísticos qualquer, as erguidas sem um desejo específico de se fazer arte, mas admiradas por poucos, e as construções nascidas ao acaso, por iniciativa de pessoas realmente destituídas de senso estético" (Carlos Lemos).

Talvez o melhor exemplo do terceiro grupo seja a construção destinada ao fim precípuo de fornecer abrigo. Podemos citar os barracões improvisados para operários em serviço distante ou barracos de favelas no início das ocupações, que depois até passam a receber intervenções embelezadoras, à medida que a permanência definitiva é chegada.


O segundo grupo é praticamente composto de obras ditas populares, que não são interpretadas ou curtidas pelos críticos eruditos. É onde cabe a expressão "arquitetura sem arquiteto", que são constrições belas de alguma forma, sem ter havido uma intenção plástica, sem ter havido uma vontade de se fazer arte. Podemos citar aqui obras denominadas "primitivas", consideradas rudimentares, como as de negros selvagens africanos, as dos índios brasileiros, estas reúnem uma peculiaridade: são trabalhos erguidos por uma comunidade e consumidas por esta mesma comunidade. Daí surge a expressão "vernacular", que quer dizer puro, sem influências de fora.



Para visualizar o primeiro grupo, podemos citar as construções de Niemeyer, que acima de tudo queria que sua obra fosse admirada por todos, não só por aqueles que as encomendavam. 


Abraços

Dannielle

Arquiteto X Artista Plástico


Navegando pelo site do arquiteto e ilustrador italiano Federico Babina vi essa série de posteres. Cada poster mostra um edifício, explorando a estética de artistas como Picasso, Andy Warhol ou Piet Mondrian, caso eles fossem arquitetos.

Segundo o autor: “É muito fácil encontrar a arte escondida sob as formas da arquitetura ou mesmo a influência de um edifício sobre a composição de uma tela. É impossível pensar a história da arte sem pensar a história da arquitetura”.











O trabalho dele é bem interessante. Gostei muito.

A série se chama Archist, e pode ser conferida na íntegra aqui: http://federicobabina.com/ARCHIST

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Prova de Metodologia

Ai céus!! 
Foi abordado os seguintes assuntos relacionados ao livro citado no post anterior - análise combinatória, briefing, partido arquitetônico - também foi baseado no vídeo assistido em sala de aula cujo nome é OSCAR NIEMEYER - A VIDA É UM SOPRO, disponibilizado aqui. É um ótimo material de estudo, e uma biografia sobre a arte do nosso maior arquiteto.
Na verdade não sei como me saí na prova, porque não tive tempo de ler o livro, mas desenvolvi bem minhas respostas com base no que estudei até aqui. Quanto ao vídeo, assisti todo e recomendo.

Abraços

Hoje

Estamos agora na primeira semana de provas.
A de hoje é Metodologia do Projeto Arquitetônico, baseada no livro do Gildo Montenegro - A invenção do Projeto.
Depois eu conto pra vocês como foi a prova.


Recapitulando

Ainda estou escrevendo sobre a primeira semana no curso, já que não tive a ideia do blog antes...

As minhas disciplinas são:

  • Desenho de Observação
  • Geometria Descritiva
  • Língua Portuguesa
  • Metodologia do Projeto Arquitetônico
  • Teoria da Arquitetura
Bom, a professora de Metodologia também acrescentou alguns materiais àquela primeira lista que postei ainda há pouco. 

Lista 2

Lapiseiras 0,3; 0,5; 0,7; 0,9 - Nossa! Me surpreendi com o preço de cada uma
Prancheta - Optei pela mais barata, aquela marrom que é feita de aglomerado, é mais macia pra desenhar
Papel Manteiga - Comprei errado e trouxe vegetal, ela disse que não podia, mas é beeeem melhor que o manteiga
Papel Milimetrado - Facilita bastante a vida da gente que está começando
Escalímetro - Eita coisa cara!!!
Jogo de Esquadros - 30, 45, 60 / 60, 60, 90... ainda nem usei

Daí, de posse dessa bendita lista completa, saí às compras.
Separem uns Duzentos Reais pra isso aí, porque só uma lapiseira Pentel custa em torno de 33Reais...
O escalímetro em torno de 35Reais.... e por aí vai

Boa sorte!

Abraços

Release...

Olá,

Hoje irei começar a postar sobre meu cotidiano de estudante de AU, em uma conceituada Faculdade em Fortaleza... padrão internacional.
Primeiro dia - Cheguei animada com o curso e com o que estaria por vir. Um pouco confusa por sinal. Não sabia nem pra que lado ficava o tal Ateliê 2, onde seria dada a minha primeira disciplina - Desenho de Observação.
Enfim, depois de andar quilômetros, encontrei a tal sala. Acho que tinha lá uns 60 alunos. Nossa!! Quanta gente quer ser arquiteto, pensei. Aí, veio a primeira professora, arquiteta, com mestrado em tarará tarará, e passou a lista de material para desenho.

Lista

Pasta A3 - Por que não A4?
Papel Canson Desenho A3 - Por isso a tal pasta...
Pasta catálogo A4 - Por que, se não vai caber a folha A3?
Lápis HB, 2B, 4B e 6B - Pra que tanto B?
Borracha de Areia - Ãhnn?
Borracha caneta - Pra apagar espaços pequenos, é sério, você não vai viver sem ela.
Esfuminho 01 e 04 - Nunca ouvi falar...
Papel A4 - Só pra rascunho, porque você só vai entregar desenhos na folha canson A3
Lápis de cor - Comprei logo de 48 cores pra garantir

Fui pra casa morta de empolgada porque na próxima semana já viria fantasiada de desenhista - não sei desenhar o O com a quenga do coco, como dizem aqui no Ceará - mas não tão empolgada com o valor da lista, afinal era só a primeira aula.

Abraço

Dannielle

Bem-vindo!!!

Olá, seja bem-vindo ao meu blog, estou muito feliz que você decidiu parar por aqui.
Neste blog, eu planejo compartilhar com você, minha experiência como estudante na faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Minhas primeiras impressões, materiais solicitados e indicados pelos professores, os primeiros projetos, conteúdo abordados, e por último, mas não menos importante, eu planejo escrever um pouco sobre questões importantes pra mim, e assim dividir essa experiência com você.
Sinta-se à vontade para comentar e dividir sua experiência comigo também!!!

Abraços

Dannielle